03 – Gráficos (Propriedades)

Uma função do primeiro grau sempre vai ter o mesmo tipo de gráfico. O gráfico será uma reta para qualquer que seja os valores de “a” e de “b” que tivermos. Inclusive cada parte da fórmula de uma função do primeiro grau possui um nome, e desempenha um papel muito importante no gráfico desta função.

coefs.gif (1697 bytes)

* Coeficiente Angular

Este número que acompanha o “x” (coeficiente de “x”), é chamado de coeficiente angular pois é ele que vai dizer se a reta é mais inclinada ou menos inclinada. E analisando este coeficiente que iremos dizer se a função é crescente ou decrescente, ou seja, se o “a” for positivo, nossa reta é crescente, se o “a” for negativo, nossa reta é decrescente.

Exemplos:

fx1.gif (2171 bytes) Este exemplo tem o coeficiente angular a=2, então a reta é crescente.
fx2.gif (2083 bytes) Este exemplo tem o coeficiente angular a=-1/2, então a reta é decrescente.
constant4.gif (1687 bytes) Este exemplo tem o coeficiente angular a=0, então a função é constante.

* Coeficiente Linear

O coeficiente linear é o número sózinho que fica no final da função, quando a função está no formato geral (y=ax+b). E este coeficiente é muito útil quando queremos desenhar o gráfico de uma função do primeiro grau, ele nos diz nada mais nada menos do que o ponto em que a reta corta o eixo Y (eixo vertical).

Isso acontece, pois qualquer ponto que se encontra sobre o eixo Y, tem o valor de X igual à zero, e se colocarmos em uma função o X valendo zero só nos sobrará dizer que y é igual ao coeficiente linear!

Exemplos:

fx1.gif (2171 bytes) Este exemplo tem o coeficiente linear b=3, então a reta irá cortar o eixo Y no ponto (0;3).
fx2.gif (2083 bytes) Este exemplo tem o coeficiente linear b=4/2, ou seja, b=2, então a reta irá cortar o eixo Y no ponto (0;2).
constant4.gif (1687 bytes) Este exemplo tem o coeficiente linear b=5/2, então a reta irá cortar o eixo Y no ponto (0;5/2).
fx3.gif (1872 bytes) Este exemplo tem o coeficiente linear b=-4/3, então a reta irá cortar o eixo Y no ponto (0;-4/3).